Amor & Alimento, “Love & Food”, duas palavras acima de todas 

Amor & Alimento, “Love & Food”, duas palavras acima de todas 

Em aulas na França com alunos de todos os continentes na Audencia Business School de Nantes em parceria com Fecap – São Paulo, pedi que fizéssemos uma rápida e curiosa pesquisa utilizando o universal banco de dados Google, identificando as palavras mais referenciadas na rede social planetária.

E os alunos foram colocando diversas palavras e medindo o que aparecia como quantidade de referências das mesmas. E então, que surpresa, as palavras com maior poder dentro do Google foram duas palavras muito comoventes: Love (amor, a pesquisa foi em inglês) com 16 bilhões de referências. E ali junto ao lado do amor, veio a palavra Food (alimento), com 15,6 bilhões.

Como contraponto, em um momento em que estamos envolvidos com guerras, polarizações, conflitos, medimos a palavra War (guerra) que obteve 7,8 bilhões. Ou seja, amor e o alimento o dobro de guerra.

Isso nos fez refletir e muito pensar ali em sala de aula com os estudantes. Muitos deles vindos ou de zonas de conflitos bélicos, ou de zonas de pobreza e fome. O que poderíamos aprender com essa “brincadeira” que nos tomou alguns minutos e trouxe utilidade de raciocínio através da internet, mas que nos fez não parar de pensar até agora nisso.

Tem impactos nas nossas carreiras, profissões, empreendedorismo, sem dúvida. As aulas são de gestão de agronegócio e alimentos. E vimos também como estava a palavra “agribusiness” na rede. Um número de referências gigantescamente menor, apenas 112 milhões. Ali já concluímos que para falar com todo cidadão do mundo, a palavra certa é alimento. 
E aprendemos que para lutar contra a divisão do mundo, a polarização, o conflito desumano, para promover o cooperativismo, a cooperação, a essência está no amor, na boa palavra amor e no que de verdade ela nos traz como decisões e atos na vida.

Não é nada nova a nossa descoberta, pois alimento e amor são os dois pressupostos mais antigos da necessidade humana para viver na terra. Mas ali, numa brincadeira em que todos os alunos, hoje, estão equipados com seus notebooks e ligados nas redes sociais do mundo, fizemos disso uma forte experiência pedagógica e reflexiva do viver.

E claro, voltando ao programa do nosso Master Science na França, Food & Agribusiness Management, logo concluímos que para produzirmos alimentos com consciência ambiental e social, o amor precisa estar presente em todos os seus passos.

Amor ao solo, planta, água, meio ambiente, animais, pessoas e amor à vida, pois sem alimento não tem vida, mas sem amor não temos o alimento do alimento: a consciência de um sentido superior pelo qual vale a pena viver e lutar.

Amor e alimento vencem a guerra e podem acima de tudo evitá-la, para um mundo cada vez melhor, sem divisões e como cantou um certo John: “Imagine, the world will be as one” (com alunos do FAM – Food & Agribusiness Management, Audencia Business School, em Nantes, França, fevereiro 2024).

 

 


José Luiz Tejon
Palestrante, professor e autor
Gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana.

Date

16 Março 2024

Tags

Colunistas, José Luiz Tejon

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