Uma paixão que começou com as panelas da mãe e hoje é reverberada na cozinha onde atua como CEO e Chef, no Havilah Bistrô, localizado na cidade de Itapema SC.
Formado em Gastronomia, depois de trabalhar em alguns restaurantes, Henrique ousou empreender.
Henrique, o que trouxe você para a cozinha?
A gastronomia sempre foi a área de atuação da minha mãe. Por volta dos meus 17 anos comecei a trabalhar no negócio da família com meus pais, minha avó e minha irmã, num restaurante que distribuía marmitas (Marmihouse). Foi aí durante todas essas vivências que descobri minha paixão pela gastronomia.
Qual é a sua formação e por que escolheu a cozinha contemporânea?
Me formei em gastronomia no final de 2014 e o que entrego para os meus clientes é uma cozinha acolhedora, com os princípios passados por minha avó, mesclado com muita técnica da cozinha contemporânea.
“Só posso dizer que colher os frutos do seu próprio negócio
é a melhor recompensa que poderia nos ser dada.”
Como foi desenvolvido projeto para criar o Havilah Bistrô?
Já formado e atuando na área no ramo dos eventos, recebi um conselho de um amigo da família, juntamente com a minha mãe, que me encorajou a tirar meu tão sonhado projeto do papel, que inicialmente, era de uma cozinha móvel focada em entregar uma experiência da culinária contemporânea através do delivery. Para minha felicidade o projeto tomou proporções maiores, resolvi investir e ele continua crescendo. É fruto de muita entrega e dedicação não só minha, mas de todo o meu time.
Como você avalia o atual cenário da gastronomia brasileira?
É um cenário muito rico quando se trata de cultura, técnicas e diversidade dos alimentos com uma qualidade incrível, que ao meu ver, ainda pode ser muito explorado, mesclando um pouquinho de cada cultura, para inovar e fazer pratos únicos.
Como é gerir o Bistrô e, ao mesmo tempo, ser o Chef responsável?
De forma clara e honesta, digo que é muito desafiador pois ser o chef responsável pela cozinha está dentro da minha área de domínio, agora, fazer a gestão do bistrô exige competências e habilidades que ainda não fazem parte da minha alçada. Então, digo que tem sido difícil exercer duas funções ao mesmo tempo, que são de extrema importância, mas vale a pena passar por todos esses processos para atingir meu objetivo, que é o sucesso do meu sonho que se tornou realidade.
Na sua visão, como é empreender nos dias atuais?
Na minha visão, empreender, seja nos dias atuais ou não, nunca foi fácil pois exige muita dedicação, muita disciplina, e é preciso buscar conhecimento, para agir de forma estratégica. Mas também não se trata de uma missão impossível principalmente quando você decide se educar financeiramente, treinar sua inteligência emocional e ter garra para fazer dar certo. Só posso dizer que colher os frutos do seu próprio negócio é a melhor recompensa que poderia nos ser dada.
“Para mim, tudo que vivo com a gastronomia,
as pessoas que me cercam se tornam impulso para eu ir atrás de tudo que ainda almejo alcançar.”
@havilah.bistro
@chefhenrique.havilah
Fotos: @gabrielanevesestudio
Perfil Mundo dos Negócios